5 atividades físicas para manter o ritmo na pandemia

  • 08/12/2020
5 atividades físicas para manter o ritmo na pandemia
5 atividades físicas para manter o ritmo na pandemia (Foto: Reprodução)

A prática de atividades físicas faz bem para a saúde do corpo e da mente. Além de ajudar a controlar o peso e auxiliar o sistema cardiovascular, colocar o corpo em movimento libera hormônios que aumentam a sensação de relaxamento e bem-estar, tão importantes em meio à pandemia.

Entretanto, com a Covid-19 em um novo momento de alta no País, sobretudo em alguns estados, é ainda mais necessário que a fuga do sedentarismo seja feita respeitando os devidos cuidados de distanciamento social. “Apesar de sabermos da importância da atividade física para o sistema imunológico, não dá para baixarmos a guarda, inclusive durante esses momentos”, ressalta o Dr. Nabil Ghorayeb, cardiologista e médico do esporte do HCor.

Segundo Ghorayeb, acostumado a atender atletas de alto rendimento e jogadores de futebol de grandes clubes de São Paulo, a recomendação para a população agora é manter a rotina de exercícios com foco nos esportes individuais, que apresentam menor risco de contágio, desde de que não gerem aglomerações ou pontos de convívio.

Conheça abaixo quais são eles:

Corrida e caminhada

O atletismo é uma das práticas individuais mais indicadas para esse momento, principalmente pela possibilidade de poder ser realizada em ambientes ao ar livre e nas ruas. “Para os menos acostumados, fica a recomendação das caminhadas. Já aqueles com mais condicionamento físico, podem investir em corridas mais intensas, sempre respeitando os limites do próprio corpo”, destaca o médico.

Corda

Pular corda é uma prática que fortalece os músculos da perna e também melhora o sistema cardiovascular, além de queimar muitas calorias. A execução pode ser feita em áreas externas ou mesmo dentro de casa, afastando alguns móveis em casos de cômodos mais amplos.

Ciclismo

Para andar de bicicleta, vale a máxima das corridas e caminhadas. É só definir um ritmo ideal para o seu corpo e partir para o pedal.

Natação

Os componentes utilizados para tratamento físico e químico da piscina, incluindo o cloro, são suficientes para matar o vírus. No entanto, na hora de nadar a preocupação deve estar com as pessoas que estão ao lado. “Em clubes, há recomendação de distância nas raias e o não compartilhamento dos vestiários. Em condomínios e casas, vale também o cuidado com o distanciamento”, comenta Ghorayeb.

Alongamento e fortalecimento

Exercícios de alongamento e fortalecimento podem ser executados em casa e requerem poucos aparatos. “Existem diferentes séries de treinos que podem ser consultadas na internet e realizadas sem a necessidade de compartilhamento de equipamentos”.

Com máscara e distanciamento social

É importante lembrar que a escolha por esses esportes individuais é dada exatamente para evitar contatos. Por isso, nada de agendar encontros com grandes grupos, para realização desses exercícios.

“A proposta é exatamente minimizar os riscos gerados pelas aglomerações, ou seja, devemos praticar essas atividades sozinhos ou, no máximo, com pessoas que moram na mesma casa. Ainda assim, é preciso muito cuidado", diz.

Além disso, nos casos em que a execução se dá fora de casa, continua valendo a orientação para o uso da máscara cobrindo nariz e boca corretamente. “Somente com a vacina poderemos voltar a praticar todas as atividades físicas que gostamos, sem exposição a riscos”, finaliza o médico.

FONTE: http://guiame.com.br/vida-estilo/saude/5-atividades-fisicas-para-manter-o-ritmo-na-pandemia.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. Compromisso

Grupo AME

top2
2. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top3
3. Não pare

Midian Lima

top4
4. Ninguém Explica Deus

Preto no Branco

top5
5. Deus proverá

Gabriela Gomes

Anunciantes